quarta-feira, junho 28

Utopia ou benfeitoria

Nasci filho de funcionário público, belenense não registado, ele próprio entrançado à nascença de Pai maçon e Mãe legionária. A criação fê-lo distante das contendas e o mais longe possível das militâncias. A ele lhe devo, em grande parte, nunca ter conseguido ser deste ou daquele, e mesmo benfiquista apercebido por dote não me apraz a incondicionalidade. Sou de ninguém e quem é por mim sabe disso. Leio, registo, observo e às vezes acompanho. Mas nunca vou por aí.

Tenho da história da Pátria o meu próprio entendimento. De lhe ter fugido quis. Não fui. Problema meu.

Agora, no alter-ego dos anos que já vivi, sinto-a no bolso e no assentimento como se de uma companheira feiosa mas compincha se tratasse. Já não vale a pena o divórcio, já é tarde. Tenho que a aturar para o resto da vida. Mesmo se a vizinhança é a mesma de sempre, foleira, e o mal-estar combina com uma enorme necessidade de passar a fronteira.

O meu Pai escarneava dos emigrantes, exaltando aqueles que nos anos 30 quiseram ficar por aqui. Servidor do Estado que era então nascente, o homem em causa acreditou na hipótese lusitana. Acabou no dia em que o Delgado era amarelo e o Tomás era branco. Depois fez-me, e pensou, erradamente, que os filhos podem redimir os pais.

E esta é a vontade que eu tenho de fazer, fazer, fazer.

Bem feito.

5 Comments:

best regards, nice info
» » »

By Anonymous Anónimo, at agosto 17, 2006  

de-li-ci-o-so

By Blogger MJM, at setembro 02, 2006  

What a great site » » »

By Anonymous Anónimo, at fevereiro 17, 2007  

This is very interesting site... video editing schools

By Anonymous Anónimo, at março 18, 2007  

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »

By Anonymous Anónimo, at abril 26, 2007  

Post a Comment

Comments:
best regards, nice info
» » »
 
de-li-ci-o-so
 
What a great site » » »
 
This is very interesting site... video editing schools
 
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

´ BlogRating