segunda-feira, fevereiro 14
Lúcia
Dito isto, há que regressar aos vivos. E estes, como de costume, portaram-se mal. Ou portaram-se como sabem, o que vai dar ao mesmo.
Em primeiro lugar, os partidos da direita institucional resolveram anular as programadas acções de campanha. Por respeito, dizem eles. Por respeito? Haverá maior respeito pela vida eterna do que celebrar a vida terrena? Ou será que os partidos de direita, subconscientemente, acham que isto das campanhas eleitorais é obra do diabo e que, como tal, perante a morte de um plausível eleito de Deus, essa actividade deve ser interrompida?
Em segundo lugar, a acreditar nas notícias (não desmentidas) dos órgãos de comunicação social a que tive acesso nas últimas horas, José Policarpo, cardeal patriarca de Lisboa e figura maior da hierarquia católica portuguesa, não vai estar presente nas exéquias oficiais de Lúcia de Jesus. A cerimónia será presidida pelo bispo de Coimbra, onde residia a vidente, e pelo seu homólogo de Leiria-Fátima, por razões evidentes. Porque é que o Patriarca não vai ao funeral da mais iconográfica membro da Igreja Católica portuguesa?
Desculpem lá, mas eu tinha que dizer isto.
14 Comments:
A suspensão da campanha é uma hipocrisia. Mais uma. Um exemplo de excepção do "vale tudo" eleitoral.
E o Patriarca, esse, não vai às exéquias porque não acredita na história dos pastorinhos. É um desses teólogos modernaços que acreditam pode haver salvação fora da Igreja e de Cristo, mas já não há salvação possível fora do Partido Socialista.
Para tais progressistas, em vez da pomba do Espírito Santo, a gaivota do 25 de Abril; no lugar de Cristo, a imagem barbuda de Che Guevara; em vez da Irmã Lúcia, a Catarina Eufémia, a quem a GNR apareceu em cima de uma azinheira...
By Bruno Santos, at fevereiro 14, 2005
A suspensão da campanha é uma hipocrisia. Aliás, exactamente igual à que se verificou na morte de Sousa Franco. E não consta que na altura os súcias tivessem ficado especialmente indignados.
By pedro guedes, at fevereiro 14, 2005
Hoje deu-nos para falar no mesmo, mas de forma e com conteúdo diferente. Em comum: é tudo uma questão de incoerências. :)
By AS, at fevereiro 14, 2005
Caro Claque
O seu post não teria ficado melhor se tivesse escrito D. José Policarpo em vez de José Policarpo?
velhodorestelo
By , at fevereiro 14, 2005
Velho do Restelo:
Por uma questão que só a mim diz respeito, trato toda a gente por igual. Se digo Afonso Henriques, se digo Jesus Cristo, por que hei-de apor 'Dom' ao primeiro herdeiro de Darwin que me apareça pela frente?
By clark59, at fevereiro 14, 2005
Nem D. José Policarpo, nem José Policarpo. Zé Policarpo parece-me mais apropriado. A estes clérigos socialistas (ou socializantes), a gente deve tratá-los plebeiamente, até por uma questão de respeito, pelo menos enquanto o povo não se pronunciar em referendo sobre o seu título eclesiástico.
By Bruno Santos, at fevereiro 14, 2005
Caros Claque e BOS
Há no mundo duas espécies de grandezas; porque há grandezas estabelecidas e grandezas naturais.As grandezas naturais dependem da vontade dos homens (...).As dignidades e a nobreza são desse género.
As grandezas naturais são as que são independentes da fantasia dos homens, pois consistem em qualidades reais e efectivas do corpo e da alma (...).
Blaise Pascal (1623-1662)
Parece-me que confundiram ambas.
velhodorestelo
By , at fevereiro 14, 2005
Citar Pascal no contexto, meu caro Velho do Restelo, parece-me pouco apropriado. O matemático francês, no fim da vida, tomou-se de amores pelo jansenismo e — à conta dessa devoção — tratava do piorio os padres jesuítas. Parece que os tratava muito pior que eu e o Clark tratamos o Zé Policarpo.
By Bruno Santos, at fevereiro 14, 2005
Eu bem disse ao Poly que precisava de um dia inteiro para me confessar mas ele não precisava ter levado a coisa tão a peito... ó Bos, o menino faz comparaçoes do Diabo, querido... olhe que inda lhe pega o fogo do inferno em qualquer coisinha!!
Dom Clark, um abraço dos nossos para escandalo dos demais jesuítas da sua praça...
By CotadaEmBolsa, at fevereiro 14, 2005
Eu sabia que a Cotada ia gostar das minhas comparações!... E como em matéria de confissão despacha a coisa em 24 horas, deixo que vá à minha frente, que sou mais demorado.
By Bruno Santos, at fevereiro 14, 2005
Porque Ze Policarpo es un clerigo mas interesado en quedar a bien con el mundo que con Dios. ?O no lleva demostrando eso hace tiempo? El traje de Obispo le queda ancho.
Rafael Castela Santos
By , at fevereiro 14, 2005
Meu caro, parece-m3e que o problema não está na hipocrisia dos políticos pois essa é sobejamente conhecida. O problema está nos bispos que se manifestaram sobre o assunto e deveriam estar calados. A sua tomada de posição é bem mais séria do que a célebre homilía do padre Lereno, só que agora, ao contrário da dita homilía, ouço na TV o Louçã a rejubilar com as declaraçôes destes dois "red bishops". Cumprimentos do
Velho da Montanha
By O Velho da Montanha, at fevereiro 14, 2005
Caros BOS e Claque
Voltemos ao início.Eu só não concordo que se chame Zé Policarpo a D.José Policarpo e Afonso Henriques a Dom Afonso Henriques. Isto não quer dizer que concorde com todas as atitudes dos nossos Reis ou dos nossos Cardeais.
Citei Pascal porque explica com muita clareza a diferença entre as grandezas estabelecidas (e nelas se inclui as dignidades de tratamento) e as grandezas naturais (e nestas se inclui as atitudes que tomam).
O contrário disto é igualitarismo social (pois é, caro BOS).
Quanto aos herdeiros de Darwin são só os sucessores e legatários de Darwin (e mais ninguém) e não sei (nem quero saber) se têm direito ao tratamento de «Dom»(pois é, caro Claque meteste água na resposta).
Um abraço refilão e anti-igualitarista
velhodorestelo
By , at fevereiro 15, 2005
Isso do "igualitarismo social" é pecha de que não padeço. Ao contrário do Clark, trato o primeiro Rei de Dom Afonso Henriques, o segundo de Dom Sancho I, e por aí fora: Dom Afonso II, Dom Dinis, Dom João I, Dom João II, Dom Miguel, Dom Carlos... Mas o Velho do Restelo bem vê: não quero ofender a bispalhada de esquerda com títulos sobre os quais o povo soberano ainda se não pronunciou em referendo legitimador! Não os podendo tratar de "camaradas-bispos" ou "comissários (clericais) do povo", atiro-me a eles pelo nome próprio... e já gozam!
Arranje-me o Velho do Restelo um bispo a sério, que eu não esquecerei os reverendíssimos direitos do prelado.
By Bruno Santos, at fevereiro 15, 2005
E o Patriarca, esse, não vai às exéquias porque não acredita na história dos pastorinhos. É um desses teólogos modernaços que acreditam pode haver salvação fora da Igreja e de Cristo, mas já não há salvação possível fora do Partido Socialista.
Para tais progressistas, em vez da pomba do Espírito Santo, a gaivota do 25 de Abril; no lugar de Cristo, a imagem barbuda de Che Guevara; em vez da Irmã Lúcia, a Catarina Eufémia, a quem a GNR apareceu em cima de uma azinheira...
O seu post não teria ficado melhor se tivesse escrito D. José Policarpo em vez de José Policarpo?
velhodorestelo
Por uma questão que só a mim diz respeito, trato toda a gente por igual. Se digo Afonso Henriques, se digo Jesus Cristo, por que hei-de apor 'Dom' ao primeiro herdeiro de Darwin que me apareça pela frente?
Há no mundo duas espécies de grandezas; porque há grandezas estabelecidas e grandezas naturais.As grandezas naturais dependem da vontade dos homens (...).As dignidades e a nobreza são desse género.
As grandezas naturais são as que são independentes da fantasia dos homens, pois consistem em qualidades reais e efectivas do corpo e da alma (...).
Blaise Pascal (1623-1662)
Parece-me que confundiram ambas.
velhodorestelo
Dom Clark, um abraço dos nossos para escandalo dos demais jesuítas da sua praça...
Rafael Castela Santos
Velho da Montanha
Voltemos ao início.Eu só não concordo que se chame Zé Policarpo a D.José Policarpo e Afonso Henriques a Dom Afonso Henriques. Isto não quer dizer que concorde com todas as atitudes dos nossos Reis ou dos nossos Cardeais.
Citei Pascal porque explica com muita clareza a diferença entre as grandezas estabelecidas (e nelas se inclui as dignidades de tratamento) e as grandezas naturais (e nestas se inclui as atitudes que tomam).
O contrário disto é igualitarismo social (pois é, caro BOS).
Quanto aos herdeiros de Darwin são só os sucessores e legatários de Darwin (e mais ninguém) e não sei (nem quero saber) se têm direito ao tratamento de «Dom»(pois é, caro Claque meteste água na resposta).
Um abraço refilão e anti-igualitarista
velhodorestelo
Arranje-me o Velho do Restelo um bispo a sério, que eu não esquecerei os reverendíssimos direitos do prelado.
<< Home

