quinta-feira, maio 27

A Taça

Com o devido atraso (não era curial escrever mais do que 'parabéns', no auge da festa), aqui vai alguma coisa sobre a vitória do FC Porto:

1 - Meio FCP foi suficiente para arrasar um Mónaco que, sinceramente, não demonstrou ter cabedal para estas andanças. Entre oficiais do mesmo ofício, ficou provado que 'a antiguidade é um posto'.

2 - Ricardo Carvalho é o melhor defesa-central português dos últimos anos. O meu conterrâneo Fernando Couto ainda é capaz de ser titular no próximo Europeu. Mas já não será por mérito próprio, apenas por tradição.

3 - Um árbitro de que nunca gostei fez um trabalho razoável. Felizmente para o FCP, o fiscal-de-linha assinalou mal um fora-de-jogo a Morientes, nos primeiros minutos do jogo, após o qual o avançado espanhol do Mónaco ficava cara-a-cara com Baía. Um penalti perdoado ao Mónaco, quando o resultado já ia em 3-0, acabou por ser um erro irrelevante.

4 - A vitória do FCP premeia duas coisas: a organização empresarial e a capacidade de combate dos seus dirigentes. Estas duas favorecem uma terceira: a identifcação da massa adepta com as opções tomadas pelos líderes. É assim que se ganha, seja no desporto seja no que for.

5 - Por via do Campeonato Espanhhol, da final da Liga dos Campeões e da Taça de França, a selecção nacional de futebol só vai estar completa 10 dias antes do primeiro jogo.

6 - Vítor Baía não tem valor para ser o terceiro (?) guarda-redes da selecção nacional? Ora aí está uma história muito mal contada.

7 - José Mourinho tem duas qualidades que eu aprecio: é bom naquilo que faz e tem vaidade nisso. E tem outra coisa arrepiante: 'joga' de uma maneira super-eficaz com a situação. Ontem, no auge da glória, mostrou um desprendimento total em relação ao que se estava a passar. Assim como quem diz, 'para este peditório já dei'. Não era preciso tanta frieza.

E agora, sim, parabéns aos portistas! E ao futebol nacional, que assim conquista a sexta taça europeia da sua história. Só há cinco paísses que se podem gabar de ter feito igual ou melhor. Digam-me lá outra actividade em que a iniciativa privada portuguesa esteja tão alto no ranking?

0 Comments:

Post a Comment

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

´ BlogRating